A Estonteante Junção do Preto e Branco nas fotografias

Publicado 6 Fevereiro, 2014 por E. Luiz   


Talvez até um erro em alguma parte da história, diz que o preto e o branco se tornaram cores totalmente separadas e sem chance de junção. O preto com absoluta certeza é a cor que mais ‘vemos’ no universo como um todo. Já o branco, é predominante graças a tal da luz, que existe no nosso caso graças as estrelas.

Vulgarmente o preto e o branco se tornaram separados por representar o mal e o bem respectivamente. A cor preta contudo está diretamente ligada ao desconhecido, ao vasto infinito e o inalcançável. A branca ao conhecido, daí talvez o significado de paz, onde o conhecido não traz insegurança, assim como propicia a relação com o alcançável. Embora certamente as outras cores estejam diretamente relacionados a natureza e a cor que os comportam.

Fisicamente falando, as cores branca e preta não existem de fato. O que ocorre é que fótons são detectados pela retina, e esta por vez faz com que o cérebro manipule qual frequência o objeto está e o transforme em alguma cor. Para a física as únicas cores que existem são o vermelho, o azul e o verde, o restante são a junção disso. Sem nenhuma destas três cores se forma o preto, e a junção máxima – de mesma quantidade – entre elas, o branco.

Durante a história a fotografia em P&B era não uma escolha e sim o que se tinha mesmo, com a invenção da máquina que tira fotos em cores, as fotos P&B se tornaram esquecidas. Era como uma obrigação fazer com que tudo se tornasse o mais colorido possível, compreensível pelo fato de parecer mais real.

A digitalização das máquinas trouxe uma nova sobrevida a fotografia P&B. Fotos se tornaram mais nítidas, e como consequência pode-se fazer com que sombreamentos e profundidades sejam mais visíveis, tornando uma foto preto e branco (ou as variâncias de cinza pra ser mais exato) muito mais elegante do que antes.

É claro que isso não é um resgate do passado, a fotografia em si é realizada em cores, há um tratamento posterior para que só haja os tons de cinza. Por isso que é uma arte nova e centrada no dualidade e fusão ao mesmo tempo dessas cores que aparentemente, são muito distintas, mas criam efeitos visuais realmente estonteantes. Sendo uma forma diferente de introspecção em uma foto, de ver e imergir, suplantando um mundo novo dentro do nosso próprio meio.


Aplicando Tratamentos em Preto e Branco

Original
Original
Preto & Branco
Preto & Branco

Original
Original
Preto & Branco
Preto & Branco

Original
Original
Preto & Branco
Preto & Branco

Original
Original
Preto & Branco
Preto & Branco

Original
Original
Preto & Branco
Preto & Branco

Fotografia Em Preto e Branco



Artigos Relacionados



Comentários



Há um comentário:
  • Debora

    comentou em 05/05/2014 23:25:54:
    lindas pinturas


© 2017 Templo de Atena. Todos os Direitos Reservados