Sobre o Templo de Atena

Partenon

O site tem como principal objetivo o compartilhamento de textos de todos os tipos literários, mantendo um ranking sobre o mesmo. E aborda os principais assuntos do entretenimento.

Atena: Deusa grega da sabedoria, estratégia, artes e justiça. Sendo uma das principais deusas do panteão grego, Atena foi nascida diretamente de Zeus, já na idade adulta, e estando completamente armada. Imbatível nas artes da guerra e da estratégia, de modo que nem mesmo Ares, o deus da guerra, lhe fazia páreo. Veio à luz após Zeus, perante forte dor de cabeça, solicitar à Hefestos (deus do fogo e dos vulcões) que lhe abrisse o crânio com um machado. Fisicamente é descrita como uma jovem de olhos azuis, muito imponente, trajando uma túnica e um elmo (uniforme típico dos soldados gregos da época). Carregava consigo um escudo e uma espada.

Já sobre sua personalidade, apesar de ser uma brilhante estrategista, detestava o combate e só pegava em armas em casos extremos. Uma de suas características mais marcantes é a humildade: apesar de praticamente invencível, não aumentava suas vitórias, e sempre depositava as armas obtidas aos pés de seu pai. Da visão mitológica, graças às suas idéias, e até mesmo a ensinamentos diretos dados aos mortais, Atena contribuiu muito para com o progresso da humanidade.

Atena jamais se casou, ou mesmo conheceu homem, mantendo-se eternamente virgem. Não gostaria de se ver sob o domínio de homem algum. Protetora de várias cidades, a mais famosa delas, sendo Atenas. Porém, não se sabe ao certo se a deusa inspirou seu nome à cidade ou o contrário. É simbolizada pela árvore oliveira e pela coruja.

O Partenon, localizado na cidade de Atenas, capital grega, foi construído no século V A.C. em homenagem à deusa Atena. É o maior e mais famoso templo de Atena. Construído inicialmente para substituir um templo destruído pelos Persas, séculos mais tarde foi transformado em uma igreja cristã, e posteriormente, em uma mesquita. O edifício, como o conhecemos, foi construído por iniciativa do político ateniense Péricles. Hoje em dia, com a ação do tempo, das forças da natureza, e mesmo por ter passado pelas várias guerras que a cidade de Atenas enfrentou ao longo dos séculos, a estrutura do prédio encontra-se relativamente abalada, e o governo grego se empenha na manutenção e preservação permanente do edifício.


© 2017 Templo de Atena. Todos os Direitos Reservados